PROJETO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO - CVCB
PPCIP: Primeiro passo a ser cumprido para a obtenção do CVCB.
A elaboração do PPCIP – Projeto de Prevenção Contra Incêndio e Pânico é obrigatória para todo e qualquer imóvel com área inferior ou igual a 900 m², com até 3 pavimento com altura máxima de 10 metros, baixa classificação de risco de incêndio, dentre outras.
Para que serve o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros?
A principal função do AVCB é certificar que uma edificação possui todos os requisitos de proteção e combate a incêndios. As exigências para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros ajudam a:
-
Proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio;
-
Dificultar a propagação do fogo, reduzindo danos ao meio ambiente, ao patrimônio e à vida; Proporcionar meios de controle e extinção de incêndios;
-
Dar condições de acesso para as ações do Corpo de Bombeiro em caso de fogo;
-
Garantir a continuidade dos serviços nas edificações.
O que é CVCB e a qual empresa se aplica?
O CVCB significa Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul possui a mesma eficácia de um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Se aplica em casos que o estabelecimento foi enquadrado como baixo risco de incêndio e possua em suas características alguns itens citados abaixo:
-
Área igual ou menor que 900 m².
-
Altura até 3 pavimentos ou 12m;
-
Baixa carga de incêndio;
-
Dentre outras.
O que é necessário para emitir o Laudo CVCB Bombeiros?
Para a emissão do CVCB Bombeiros (Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros), é necessário que o estabelecimento apresente as seguintes documentações:
-
PPCIP (Plano de Prevenção Contra Incêndio e Pânico) contemplando todas as medidas e equipamentos de segurança a serem implementados;
-
Laudo e ART dos dispositivos de segurança.
Como funciona o processo para tirar a Licença CVCB Bombeiros?
O processo para liberação do laudo CVCB Bombeiros é realizado em duas etapas, sendo a primeira a realização das instalações dos dispositivos de combate a incêndio e pânico conforme PPCIP (Plano de Prevenção Contra Incêndio). A segunda etapa é a vistoria do local pelo Corpo de Bombeiros. Sendo a vistoria aprovada é emitida a licença CVCB.
Em caso de Renovação é preenchido um formulário declarando que todas as medidas de segurança estão de acordo com o PPCIP.
Ficou com algum dúvida? Entre em contato comigo através do meu WhatsApp ou envie um e-mail para megensolucoes@hotmail.com